Seja bem-vindo
Iguatemi,21/02/2025

  • A +
  • A -

Mundo Novo, Angélica, Sete Quedas, Amambai e Dourados disputam implantação de curso de Medicina


Mundo Novo, Angélica, Sete Quedas, Amambai e Dourados disputam implantação de curso de Medicina

O MEC (Ministério da Educação) divulgou no dia 31 de janeiro os resultados da primeira etapa do processo seletivo para implantação de cursos de Medicina em diversas regiões do Brasil, incluindo a região sul do estado de Mato Grosso do Sul. Durante essa fase, foram avaliadas a análise documental e a capacidade econômico-financeira das propostas apresentadas pelas mantenedoras.

Sete instituições seguem na disputa para abrir cursos de Medicina na região denominada ‘Regional de Dourados’. As propostas habilitadas são para os seguintes municípios: Mundo Novo e Angélica (duas propostas cada); Sete Quedas, Amambai e Dourados, com uma proposta. Apenas uma proposta e município serão selecionados ao final do certame.

Esses municípios foram selecionados com base no Edital nº 01/2023, que faz parte do Programa Mais Médicos, criado para expandir a formação de médicos em áreas do país com maior carência desses profissionais. O MEC agora passará para a fase de análise de mérito das propostas, que está prevista para ser concluída até o dia 28 de março. O julgamento final das propostas será realizado até 30 de maio deste ano.

Sete propostas seguem na disputa pela oportunidade de implantar um curso de medicina. Entre as instituições participantes, destacam-se grupos como a Unigran, Cesumar, Ulbra, Sociedade de Educação Ritter dos Reis, Instituto de Ensino Superior do Piauí, Sociedade Educacional Ideal e Telos Educacional.

A análise do MEC vai além da capacidade econômico-financeira das mantenedoras. Na próxima fase, será verificado o mérito das propostas, com ênfase na experiência regulatória das instituições de ensino, como a infraestrutura disponível para atender as necessidades do curso.

O processo de seleção é parte de um esforço do Governo Federal para ampliar a oferta de cursos de Medicina em áreas mais remotas do Brasil. Em 2023, foram anunciadas 5,7 mil novas vagas em novos cursos de Medicina.

O resultado final do processo seletivo deverá ocorrer até o final de maio, quando será definida qual instituição será habilitada na região.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.